quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Gincana Tradicionalista Escolar - Melhor Redação

Redação da Equipe Vencedora Lanceiros Negros
Escolhida pela comissão julgadora a melhor redação

O Orgulho Gaúcho

Murilo de Moraes Silva


O gaúcho é um ser diferente da maioria. Enquanto muitos negam suas origens e têm vergonha da própria identidade, o gaúcho sente o orgulho e se sente honrado quando estufa o peito e grita que é gaúcho.
No Rio Grande do Sul, vários festivais de música e cultura gaúcha são cultuados, desde muitos anos atrás, com a finalidade de manter viva a tradição que é passada de pai para filho. Se analisarmos cada letra de música, cada verso de poesia, poderemos notar a presença constante do orgulho que os nascidos neste chão têm em herdar e cultivar a alma do gaúcho.
Mas ser gaúcho é muito mais do que isso, se perguntarmos para uma pessoa que, mesmo gaúcha, não cultiva a tradição através da indumentária e nunca se fez presente na lida campeira, essa pessoa dirá, mesmo assim, que tem orgulho de ser orgulho de ser dessa querência, pois sabe que dentro de suas veias corre o sangue herói dos farrapos, guerreiros que traduzem a alma que o gaúcho traz consigo, de lutar pelos seus ideais, nunca se entregar e peleiar contra seus desafios, mesmo que estes sejam muito maiores que ele próprio.
O povo gaúcho é um povo hospitaleiro, que se empenha em tratar bem e conquistar a todos que são de outros lugares do mundo e vêm visitar os campos do Rio Grande.
Para o gaúcho o maior prazer é reunir os amigos em volta do fogo e solta a voz em uma milonga, sentindo um arrepio que parte do coração para o corpo inteiro, que é o orgulho de carregar o Rio Grande no peito.

Um comentário: