segunda-feira, 30 de junho de 2014

Atividade de Língua Portuguesa 1ª 22 - Profª Luciana

A partir dos acontecimentos da Copa do Mundo, das leituras e das discussões, elabore um pequeno texto ou parágrafo, dando sua opinião com base nos seguintes assuntos:

*Utilize a ferramenta comentário desta postagem.
  • Investimentos na Infraestrutura para realização da Copa
  • As torcidas e suas manifestações: a violência, a paixão pelo seu time e seus ídolos, organização – fatos positivos e negativos
  • Protestos e manifestos públicos da população brasileira
  • Fatos marcantes ocorridos dentro e fora do campo e dos estádios (curiosidades, relações humanas, lições de vida e cidadania)
  • Outro tema relevante a sua escolha

29 comentários:

  1. Muito dinheiro foi investido para a realização da Copa do Mundo aqui no Brasil, que até agora os fãs brasileiros estão satisfeitos com os jogos, pois ele se classificou para as semi finais dos jogos. Mas está havendo uma certa quantia de protestos, vandalismo e revolta, por terem investido em muitas outras coisas ao em vez da saúde. Por outro lado todos os torcedores brasileiros assim como os estrangeiros estão saindo satisfeitos dos jogos realizados até agora nos estádios do país inteiro. Uma grande confusão que ocorreu foi a invasão de torcedores no estádio do Maracanã, os torcedores foram pegos e deportados. Outros pontos negativos foram discussões de torcedores brasileiros e argentinos, e a falta de comida nos estádios.
    E a grande positividade de tudo isso é que grande parte dos torcedores estão contentes com a comemoração, com os enfeites em torno da cidade, bandeiras amarradas nas costas, chapéus compridos , e o grito de comemoração de cada gol feito, é uma grande animação para todas as pessoas do país.

    Jéssyca Bottega 1º22

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quando o Brasil foi anunciado como país-sede da Copa do Mundo de 2014, nasceram diversas expectativas pelo governo e nós brasileiros de que haveria muitas mudanças na infraestrutura, que tanto necessitávamos e necessitamos. Depois de quase cinco anos a copa já começou e, essas expectativas diminuíam a cada ano, semanas e dias quando víamos o trânsito parado, hospitais lotados, prédios desabando e um fato recente que aconteceu de um viaduto em Minas Gerais que, caiu e deixou inocentes feridos e até mortos. Acredito que não podemos chamar essas expectativas de mudanças, mas sim de esperança, porque praticamente nada mudou, o povo passa mais dificuldades do que antes e o governo quer aparentar que está tudo bem, enquanto pessoas estão morrendo nas filas de hospitais e por construções mal feitas. Enfim os bens mais primários foram deixados de lado para construírem estádios.

    Dandara Conceição 1ª22

    ResponderExcluir
  4. Um fator que possui muitas influencias em jogos são as torcidas, que estão sempre a postos para torcer pelo seu time ou ídolo, porem, muitas vezes acabam ocorrendo conflitos de interesses entre essas torcidas. O minimo desentendimento entre um grupo de torcedores pode acabar causando o caos, brigas e conflitos ocorrem constantemente, e para tentar evitar esses conflitos as torcidas são separadas.
    Nessa copa uma coisa que me chamou a atenção e o fato de que as torcidas não estão separadas, mas sim misturadas, o que eu achei muito interessante, já que isso e uma demonstração de respeito e amizade entre pessoas de diferentes países, culturas e opiniões.
    Todas as pessoas acabam ficando tão vidradas na competição que acabam esquecendo, que isso e muito mais do que apenas uma competição, e um evento onde todos podem se unir como um só e se divertir torcendo pelo seu time .

    Leticia 1 22

    ResponderExcluir
  5. Os protestos ocorreram pelo mal investimento para copa,gastaram milhões na copa e deixaram de lado a saúde,educação e segurança.
    Ocorreram muitos protestos por causa da FIFA ter gastado muito dinheiro do Brasil e ocorreram muitas vaias para presidente Dilma.
    A minha opinião é que a Dilma não devia ter investido muito na copa pois o Brasil não e um país muito rico e seguro , ela deveria ter investido na saúde , educação e segurança .

    Vinicius Mello 1° 22

    ResponderExcluir
  6. A questão do Neymar ter fraturado a coluna todos falam disto, mas parece que não sabem que não existe só o Neymar no jogo .
    Essa questão repercutiu muito na mídia, minha opinião Neymar não é o melhor jogador do time ele joga bem mas sem o time ele não e nada por isso tenho plena certeza que o Brasil tem capacidade de vencer a copa sem o Neymar .

    Matheus Siqueira 1º 22

    ResponderExcluir
  7. A Copa por um lado é interessante, porque ela não representa só futebol mas também felicidade, lazer, alegria, festa, mas não são só momentos bonsque envolvem a copa. Até agora já tiveram muitos conflitos, brigas, discussões, os conflitos entre torcedores, e até entre jogadores é desnecessário. A copa era pra ser calma sem brigas,era pra ser a aleria de todos, a comemoração junto com o seu time, a alegria de alguns que puderam presenciar esses jogos nos estadios, que puderam ver de perto seus idolos e festejar cada emoção junto a eles, mas tem pessoas que não entendem que a copa é pra ser aproveitada com alegria e não com socos,insultos e roubos.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. A copa aqui no Brasil está trazendo vários problemas, pois pensando bem o Governo investiu muito nos jogos , e o brasil não está um dos melhores, olha quanta doença tem, quanta falta de médicos, hospitais para estarem só se preocupando com o futebol. Algumas pessoas ficam indignadas pois está ocorrendo muitas revoltas,estão brigando por falta de ingressos. Além disso está faltando investimentos em transportes,em saúde pública, nas ruas estão acontecendo protestos, vandalismo e causando ainda mais prejuízos para a sociedade,o que é desconfortante para os turistas que estão vindo de fora para o Brasil.
    Mas pensando pelo lado bom a Copa trás também felicidade, harmonia, comemorações, diversas decorações, o Brasil fica um País mais novo, mais conhecido, bem falado e não fica só como um país de favelados, de problemas, a Copa renovo o Brasil apartir de agora o brasil vai mudar, mas todos tem que se ajudar, cada um dando suas opiniões, e isso pode torna um País mais representativo e bastante visitado.

    ResponderExcluir
  10. Um fato que me chamou atenção na copa, foi o comportamento das torcidas, principalmente no final dos jogos. Em especial o jogo do Japão conta a Costa do Marfim, pois enquanto todos iam em bora, a torcida japonesa ficou e ajudou na organização do estadio, limpando o que sujaram. Nunca havia acontecido algo parecido com isso. Mesmo com o jogo tendo terminado com a derrota dos Japoneses, eles ficaram, isso é um exemplo da tamanha educação do País , que alias todos nós conhecemos, a maneira como eles cuidam do ambiente em que estão presentes é realmente revigorante,esse fato realmente me surpreendeu, é um exemplo de sociedade que deveria ser seguido por todos nós.

    Luisa Maica 1º 22

    ResponderExcluir
  11. Um fato que me chamou a atenção durante a realização da copa do mundo
    foram os gastos para a realização de tal evento.
    Na minha opinião , a copa do mundo pode sim fazer bem para o Brasil ,
    mas os gastos foram enormes , e , muito dificilmente, iremos
    recuperá-los com os turistas.Para isso dar certo os gastos teriam de
    ser muito menores, menos da metade dos gastos utilizados.Assim , os
    turistas nos dariam dinheiro o suficiente para apenas recuperar o
    dinheiro investido nos estádios e obras para a copa do mundo.

    Gabriel Maica Granetto

    ResponderExcluir
  12. Desde quando a copa foi iniciada foi gasto muito dinheiro com os estádios, um ponto negativo foi houve discussão de alguns torcedores do Brasil com outros países, teve invasão de torcedores no estadio do Maracanã, falta de comida nos estádios e que deixaram “tudo” de lado para construírem, ou mesmo reformarem os estádios. Os pontos positivos foram que,os torcedores mostraram, respeito e amizade entre eles, todos estão muito empolgados com o evento.
    Gabriele Glowczynski

    ResponderExcluir
  13. Quando anunciaram que o Brasil seria o país-sede da copa muitos comemoraram ficaram felizes, fazendo festa, mas após um tempo alguns começaram a protestar e destruir o ''Brasil'', outros entraram nessa de protestar sem mesmo saber direito do que estavam protestando, mas isso é mesmo necessário? Se falta estrutura no Brasil porque os Brasileiros estão acabando com o que temos?

    Um fato marcante foi quando acabou o jogo do Japão contra a Costa Rica e os japoneses começaram a juntar o lixo do estádio, foi impressionante, mesmo sem estarem no seu país, eles se preocuparam com a higiene do país onde estão, mas isso ficou bonito para os Brasileiros? Talvez um novo exemplo a seguir? Mas foi muito impressionante.

    Com a copa aí muito dinheiro foi gasto, muitos estão julgando que a copa não veio em uma hora boa, pois a saúde, educação estão em baixa, porém, quando acontece um evento grande as pessoas reclamam, mas quando não acontece julgam, eu acho que agora que a copa está aí, devemos aproveitar dela e mostrar para os que vem de fora que o Brasil é um paz bom e que devem voltar, mesmo não sendo essa imagem que temos até agora.

    ResponderExcluir
  14. A copa no Brasil está muito interessante muitos torcedores estão felizes e jogadores também mas no começo quando falaram que a sede da copa seria aqui no Brasil muitas pessoas fizeram protestos e discutiram muito sobre isso e foi agravando muitas coisas. Foi usado muito dinheiro nas reformas de estadios e por isso as pessoas ficaram revoltadas porque enquanto isso tinha muitas pessoas em filas de hospitais precisando de médicos sendo que nao tinha por um lado foi bom esses manifestos.Mas a violência fora dos estadios como com turistas que vão para os jogos mas são assaltados na frente dos estadios.Todas essas situações acabam gerando sensações de insegurança para os turistas.
    Luis Henrique Horbach 1º22

    ResponderExcluir
  15. Os investimentos feitos para essa copa foram muito altos, com esse dinheiro poderiam ter melhorado e muito nosso pais.
    Mas preferiram fazer uma copa que não trará de volta o dinheiro investido. Mas como diria Ronaldo: Não se faz copa com hospitais!
    Eu acredito que o dinheiro investido deveria ser usado para melhorar a educação, segurança e a saúde que estão muito precárias.

    ResponderExcluir
  16. A copa aqui no Brasil está sendo muito boa,jogadores e torcedores então muito contentes com ela,mas antes de tudo isso que está acontecendo,aconteceu uita polemica sobra a nossa copa muitos estavam preucupados com quanto dinheiro iria ser investido, teria que ser construidos estadios novos ou reformalos,a sociedade brasileira queria que investicem o dinheiro na saude para ir melhorando o nosso pais, e nosso pais não está só presisando de mais medicos mas também de escolas melhores,hospitais,postos de saude etc.A copa não exige só que no pais cede tenha estadios bons mas também tem que ter como os turistas que vieram ver os jogos chegaram com facilidade aos estadios,hoteis,pontos turisticos etc,para isso ser realizado tem qe ser investido muito dinheiro nas estradas,metros e aeroportos por isto que muitas pessoas se revoltarão com a copa e não queriam que ela fosse realizada no nosso pais isto gerou muita polêmica,protestos e muita revolta de uma parte da população, outra parta da população fizeram de tudo para a copa ser realizada em nosso pais.
    Alexandre gelatti carpes 1º 22

    ResponderExcluir
  17. Esta Copa do Mundo , está sendo a “copa das copas'' por todos os fatos marcantes que estão acontecendo dentro e fora do campo. Todos os jogos estão sendo emocionantes , dentro e fora do estádio . Primeiro dentro do estádio com seleções inferiores dando trabalho para as maiores , e fora de campo as torcidas dando show , sempre com muito amor e orgulho por suas camisas. Exemplo disso são os Argentinos , que viajaram , vários KM para chegar ao Brasil , e ficaram em condições precárias , dormindo nas areias da praia , sem tomar banho , mas principalmente sem perder a esperança e a alegria .
    Nos jogos , várias “jogadas “ deram o que falar , como a Mordida de Suárez , que o tirou da Copa , e lhe deu 4 meses de “gancho do futebol “ fora a multa em dinheiro . A arbitragem também deu o que falar , no primeiro jogo,ajudando a nossa seleção e nos restantes sempre prejudicando. Agora, a última “lambança” foi a joelhada brutal de Zuñiga em Neymar , tirando o jogador da Copa do Mundo . Mas, o mais incrível é que o “agressor “ nem cartão amarelo levou .
    Mas apesar dos erros e tudo o mais , esta copa está sendo a melhor que eu já vi.

    ResponderExcluir
  18. Com a escolha do Brasil como país sede de copa do mundo gerou muitas discuçôes sobre a organização do país, pois o governo começou a se importar os preparativos para a copa, mas o dito governo nao moveu verba para hospitais, a saude do pais continua indo de mal a pior causando revolta em uma parte da população que resolveram protestar nas cidades grandes para alertar a população que ainda não não abriu os olhos que este tipo de governo deu mais importancia a estádios e a imprecionar os outros paises tentando deixar o país mais bonito, criando quase uma fachada para esconder os problemas que o Brasil tem, mas o que realmente importa e o que impreciona é a organização e boa estrutura coisas que estão faltando neste momento.Os protestos foram uma boa maneira do povo manifestar sua insatisfação, mas uma parte da populaçao aderiu ao quebra quebra, vandalizando as lojas e danificando patrimonio público.

    Gabriel Felippin 1°22

    ResponderExcluir
  19. Devido a copa ocorreram vários conflitos em nosso país, houve muitos protestos, violência, discriminação e questionameto na nossa sociedade. O governo investiu grande quantia de dinheiro na infraestrutura da copa e com isso surgiu grande número de revoltas na população. Deveriam aplicar este dinheiro em coisas necessárias como a nossa saúde ea educação, que realmente estão precisando de recursos. O Brasil está coberto de pessoas precisando de abrigo e até mesmo de um prato de comida, quem realmente precisa não esta ganhando nada, agem como se tudo estivesse bem, mas não esta. Estão deixando de lado o que realmente importa, e dando valor a coisas desnecessárias. A copa é em 4 á 4 anos, mas nossa vida não para assim como nosso país, então devemos andar para frente.


    Jeniffer Santos 1ª22

    ResponderExcluir
  20. A Copa do Mundo no Brasil será lembrada por todos e por muitos anos,pois estão acontecendo muitos fatos nesta copa tanto dentro do campo quanto fora dele.Todas as partidas estão tendo algo que realmente impressiona,por exemplo a mordida do jogador Suárez.Os jogos estão sendo totalmente divertidos pois estamos vendo seleções inferiores como a Costa Rica eliminando seleções grandiosas como a Italia e por aí vai.Eu acho que todos devemos aproveitar esta grande copa pois provavelmente não veremos uma assim por um longo tempo.
    Os turistas estão aproveitando muito a copa,e estão dando exemplo de educação,como os Japoneses fizeram no jogo do Japão contra Costa do Marfim.Eles juntaram todo o lixo de sua arquibancada,também tem os alemães que juntaram o lixo na praia,entre outros fatos.
    Por isso que eu acho que esta copa vai ser a ''Copa das Copas''.


    Gabriel Vargas

    ResponderExcluir
  21. Há maioria dos protestos ocorreu por mal investimento de dinheiro publico em estádios
    e poucos investimentos em educação e hospitais .
    Ofato que ocorreu e marcou foi no jogo da japão contra a costa do marfim que os torcedores japoneses recolheram o lixo do estadio , com isso os brasileiros tem que se conscientizar também para recolher o lixo em estádios não só na copa do mundo mais em outros campeonatos .
    E com pouco investimento com infraestrutura fora dos estadio ocorreu na ultima quinta-feira em Minas Gerais a queda de um viaduto causado feridos e ate morte isso prova o mal investimento do dinheiro publico.

    Alex Junior Dotto Daltrozzo 1° 22

    ResponderExcluir
  22. A copa tem tanto seu lado positivo quanto seu lado negativo. O lado positivo é que vários torcedores de vários países vêm torcer pelo seu país e a maioria é recebida com muita alegria e afeto e é aí que entra o lado negativo da copa. Alguns torcedores são recebidos com muita violência, sendo que os próprios brasileiros são violentados pelos visitantes. Como o caso do brasileiro que foi espancado por um grupo de argentinos que queriam roubar seus ingressos. Minha opinião sobre isso é que a copa não foi feita para a violência, mas para tanto os torcedores do Brasil como os estrangeiros torcerem para seus países sem violência mas com muita alegria e respeito a todos.

    Carlos Rabello

    ResponderExcluir
  23. Um valor muito alto foi gasto na copa , um dinheiro que poderia ser usado para outras áreas como:saúde , educação ,rodovias,entre outras coisas que a população necessita .Acho que eles quiseram mudar a visão do mundo sobre o Brasil, mostrando principalmente o lado bonito do pais .Infelizmente,algumas pessoas ficaram tão insatisfeitas com isso que decidiram se manifestar ,isso foi uma oportunidade para vândalos mal intencionados , praticarem seus atos prejudiciais para a população ,comerciantes e pessoas que usam os produtos destruídos. Mas, a copa foi uma boa oportunidade para mostrar que o Brasil não é um país tão ruim, mostrou que não é tao perigoso como falam ,que os brasileiros são simpáticos e hospitaleiros .Mostrou também que o Brasil conseguiu organizar um grande evento como a copa. Os jogos desta copa foram muito bons ,todos os jogos os times tiveram uma qualidade de futebol parecida ,nas partidas não existia time favorito,tanto que o pequeno time da Costa Rica conseguiu ir até as quartas-de-final.

    MARCUS CAINÃ 1º22

    ResponderExcluir
  24. WASLLAN MACIEL:

    No site: pt. fifa. com, tem um tema interessante a ser discutido, que é o título da matéria em que diz:“EM CADA PAÍS, UM PROBLEMA SOCIAL. E O FUTEBOL AJUDANDO A RESOLVER TODOS ELES”,todos os dias vemos nos notíciarios “Confusão”, nas ruas e nos estádios, pessoas fazendo baubúrdia e saindo incólumes de seus atos, mas se por um lado agumas pessoas insistem em denigrir a imagem que criamos com tanto sacríficio, de “UM PAÍS HOSPITALEIRO”, por outro o futebol ajuda a unir povos e nações, álem de ensinar o sentido de companherismo e responsabilidades as demais nacões.

    ResponderExcluir
  25. Foi gasto muito dinheiro na infraestrutura da copa. Esse dinheiro poderia ser utilizado em coisas que estão precárias em nosso país como por exemplo:saúde,educação e segurança.


    Paula Caroline 1º22

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. A Copa do Mundo aqui no Brasil, gerou um grande problema para todos os Brasileiros. Principalmente pelo fato de que a copa usaria bilhões de reais para estádios e ruas. Porém, os prefeitos esqueceram que existiam escolas, e hospitais precisando de reforma. Isso gerou uma série de protestos, protestos para a saúde, para a educação. Não mudou nada esses protestos antes da Copa, até porque eles começaram 1 ano antes apenas. Se tivessem começado no dia em que viram que o Brasil ia sediar, talvez algo teria mudado. O Ronaldo mesmo disse que não se faz copa com hospital, mas quando um jogador do Brasil se machucava, reclamava da demora de 1 minuto do atendimento em campo.
    Anna

    ResponderExcluir
  28. Para a copa foram gastos uma quantia de dinheiro absurda para um evento que dura apenas um mês ,apenas para fazer bonito ,mas e as necessidades da população que são mais importantes e precisam ser supridas?Com o dinheiro que foi gasto daria para construir inúmeros hospitais,escolas centros de ajuda as famílias mais pobres.
    Mas por um outro lado os estrangeiros estão achando o pais uma maravilha ,mas isso porque não estavam presentes na época daqueles protestos grandiosos que não fizeram muita diferença. E depois que acabar a copa o governo vai ficar numa boa como se nada esta acontecendo ,como eles andam fazendo há anos,e mesmo a presidenta Dilma sendo vaiada na abertura da copa eles não percebem uma população insatisfeita ,mesmo passando vergonha na frente de todo o mundo,que o Brasil tem que crescer , mas eu acredito que um dia o nosso Brasil vai servir de pais exemplo.
    Jeannine M

    ResponderExcluir