segunda-feira, 30 de junho de 2014

Atividade de Língua Portuguesa - 1ª 25 Profª Luciana


A partir dos acontecimentos da Copa do Mundo, das leituras e das discussões, elabore um pequeno texto ou parágrafo, dando sua opinião com base nos seguintes assuntos:

*Utilize a ferramenta comentário desta postagem.
  • Investimentos na Infraestrutura para realização da Copa
  • As torcidas e suas manifestações: a violência, a paixão pelo seu time e seus ídolos, organização – fatos positivos e negativos
  • Protestos e manifestos públicos da população brasileira
  • Fatos marcantes ocorridos dentro e fora do campo e dos estádios (curiosidades, relações humanas, lições de vida e cidadania)
  • Outro tema relevante a sua escolha

27 comentários:

  1. A copa de 2014 esta bem tranquila em relação a violencia e brigas entre torcidas. Eu nao torço para nenhuma seleçao, admiro alguns jogadores como o Messi e o Cristiano Ronaldo por exemplo . De acontecimentos ruins da copa ate agora somente a mordida do Soares contra o italiano,e bons é a organizaçao que esta tendo para os jogos, acompanhei nenhum jogo ate agora o que eu sei é o que eu vejo de noticias pelas redes sociais...... Guilherme Maciel Da Silva**

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Foi muito dinheiro investido na copa eu achei que isso foi desnecessário, pelo fato dos hospitais,colégios publicos entre outras coisas estarem precários.Tambem aconteceu uma morte de um trabalhador na construção e o dinheiro dele foi desviado para copa tambem,estava construindo a arquibancada que nem seu filho vai poder sentar.

    ResponderExcluir
  4. As torcidas e suas manifestações: a violência, a paixão pelo seu time e seus ídolos, organização – fatos positivos e negativos

    A torcida nesta copa está muito apaixonada e comportada,até agora não teve muitos comentários negativos dentro dos campos,mas sabemos que fora já teve brigas e até gente presa por vender ingressos falsos,pra mim a torcida está em paz mais dentro dos campos que fora deles,muitos até desenham as bandeiras dos dois times que vão jogar em seus rostos mesmo sendo do time adversário,até agora não vimos tanta rivalidade entre a torcida,só animação.alegria,felicidade e muita emoção,muitos artistas americanos também postaram fotos em suas redes sociais torcendo para o Brasil e eu acho isso bem legal pois assim eles inspiram outras pessoas a fazerem o mesmo e demonstra paz e respeito que são as coisas mais importantes ainda mais na copa onde a pessoas do mundo inteiro.

    -Nathália Bastos 1°25

    ResponderExcluir
  5. Eu não escolhi nenhuma das alternativa, a minha opinião não tem nada ver com manifestações, protestos; tem aver como as pessoas pensam do nosso país. Muitas vezes falam a esses jogadores de futebol, a esse tecnico, são pagos pra fazer isto e não se importam com se vão perder ou ganhar. Eu acho que os jogadores eles jogam com amor a sua patria é o governo que é sujo. Eles não dão a minima importancia se uma pessoa esta passando fome ou a beira da morte, eles pensam só em si mesmo e não dão valor a nossa patria amada. Muitas vezes as pessoas fieis não se candidatão porque vão ser julgados pelos cidadãos, e os sujos que se interessão só com o dinheiro são eleitos e continuam a mesma coisa. Eu amo meu país, mas odeio meu governo.
    Bibiana M. Araujo.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que o governo está gastando dinheiro público nas obras dos estádios.Um dinheiro que poderia ser aproveitado na educação,nas estradas, na segurança pública.A segurança na copa está ótima,não está acontecendo nem uma tragédia, mas acho que isso só irá acontecer durante a copa.Depois vai voltar tudo como era antes,só irá ter vandalismo.

    ResponderExcluir
  7. Como o Brasil foi escolhido como sede da copa do mundo de 2014, foi necessário alguns investimentos na infraestrutura do país. Mas para juntar o dinheiro da reforma foi preciso aumentar impostos, tarifas de ônibus e coisas do tipo, o que causou grande repercussão no povo. O povo passou a se perguntar, se tem dinheiro para reformas, construções de estádios, por que não teria para construções de hospitais e para educação? Os maiores investimentos foram na mídia, em torno de seis bilhões de reais e na construção de estádios, quase cinco bilhões. Enquanto isso, a segurança e a rede hospitalar continuam sendo os menos beneficiados

    Laura Santos, 1º 25

    ResponderExcluir
  8. A copa do Mundo 2014 esta sendo bem diferente da 2010, me lembro que teve muitos protesto em relação a copa, esse ano também , mas nem tanto quanto a de 2010, estou assistindo praticamente quase todos os jogos e fiquei indignada com os jogadores, eles se empurram e a cada cinco minutos é falta, muitos brasileiros estão torcendo para outros times, e as torcidas não estão separadas. Esta copa esta sendo bem diferente, os times de 2010 que ficaram para as finais estão sendo os primeiros a sair.

    ResponderExcluir
  9. A copa esta superando as expectativas em relaçao as manifestaçao e violencia entre os torcedores,a copa e um encontro de culturas do mundo inteiro no qual esse encontro tras muita felicidade entre os fanaticos por futebol,esse foi os pontos positivaos da copa,mas tambem teve os negativos por exemplo a invaçao dos chilenos no maracanã e a mordida do feroz soares ,jogador do uruguai, tambem a arbitragem não esta sendo muito boa e a morte de uns mestres de obras nos estádios e o ponto mais negativo foi o super faturamento nas construções dos estádios.

    ResponderExcluir
  10. Eu escolhi o tema Investimentos na infraestrutura para realização da copa.Essa copa teve bastante gastos e cada vez mais as pessoas que vendem tipo camisetas,bolas,cornetas etc ganham muito dinheiro.Bastantes pessoas ficam vibradas olhando o jogo.Essa FIFA está cada vez mais emocionante e os times de futebol treinando para competir mais ainda para ser campeão.Agora o importante é que a copa já está acontecendo.Eu sou uma das pessoas que adora olhar jogo em casa comendo pipoca e torcendo para o nosso time ser campeão do mundo.
    Monique Mello Dorneles

    ResponderExcluir
  11. Eu escolhi o tema Investimentos na infraestrutura para realização da copa.Essa copa teve bastante gastos e cada vez mais as pessoas que vendem tipo camisetas,bolas,cornetas etc ganham muito dinheiro.Bastantes pessoas ficam vibradas olhando o jogo.Essa FIFA está cada vez mais emocionante e os times de futebol treinando para competir mais ainda para ser campeão.Agora o importante é que a copa já está acontecendo.Eu sou uma das pessoas que adora olhar jogo em casa comendo pipoca e torcendo para o nosso time ser campeão do mundo.
    Monique Mello Dorneles

    ResponderExcluir
  12. Muitas pessoas acham que serão realizados protestos no meio da copa do mundo . Pois ano passado várias pessoas foram às ruas fazer protestos contra várias coisas , principalmente contra a copa do mundo. Durante alguns jogos do ano passado houve protestos em frente a alguns estádios , e que deixaram as pessoas frustradas . Algumas pessoas ainda são contra copa do mundo , por mais que ela tenha começado .
    Thaís Dutra

    ResponderExcluir
  13. brasil x chile
    Ness e jogo teve muito sofrimento , muitas pessoas a cabaram chorando na hora dos penaltis
    O coração ficou na boca muitos choraram de alegria,ja os chilenos choraram de trizteza por terem perdido para o BRASIL. No tempo normal o jogo foi 1 a 1 ,teve as prorrogação e na da do Brasil fazer gol a, preção almentou por que iria ir para os penaltis. Então foi para os tal penaltes e a emoção almentou cada vez mais Julio cesar goleiro do Brasil de fendeu 2 penaltis, 1 batel na trave e 0s outros 2 gol ele levou, ja o goleiro do chile defendeo 1 gol,1 foi para fora e 3 gol o goleiro levou. Esse jogo foi emocionante a cabei chorando mas de alegria.
    Gabriele

    ResponderExcluir
  14. Fatos marcantes ocorridos dentro e fora do campo e dos estádios

    Muito antes de começar os jogos da Copa, já haviam fatos que marcaram a história do país e todo o mundo. O assunto ''Copa no Brasil'' gerou muita discussão, conflitos e grandes protestos em todo o país. Não só pela Copa ser no Brasil, mas os protestos também abordaram outros assuntos, como o preço da passagem, e outros meios que indignam o povo o brasileiro.
    O que mais gerou discussão foi o fato do nosso país não ter infraestrutura para receber os jogos. Em uma reportagem da revista Época, são relatados os gastos da Copa 2014


    Investimentos (em R$)

    Mídia 
    6,5 bilhões

    Estádios
    4,6 bilhões

    Parque Hoteleiro 
    3,2 bilhões

    Reurbanização
    2,8 bilhões

    Segurança 
    1,7 bilhão

    Rodovias 
    1,4 bilhão

    Aeroportos 
    1,2 bilhão

    Tecnologia da Informação 
    309 milhões

    Energia
    280,5 milhões

    Fan Parks
    203,8 milhões

    IMCs e IBC
    184,5 milhões

    Fonte: Ernst & Young e FGV

    Na minha opinião, o dinheiro gasto na Copa, é um absurdo. Nossos hospitais e escolas sem terem uma boa infraestrutura e sem verba, enquanto os estádios estão todos reformados e em boa forma. Isso que indigna a todos e gera motivos de discussões e protestos no país.

    Amanda Ribeiro 1º25

    ResponderExcluir
  15. O Brasil enfrentou uma onda de protestos nas ruas, onde a população saiu a campo lutar por seus direitos. Um dos motivos foi pelo fim da corrupção, por mais saúde, por uma educação de qualidade, e tantos outros direitos que de uma forma ou outro os Governos não oferecem, ou até mesmo oferece mas com baixa qualidade. Pagamos muitos impostos e ainda alimentamos políticos corruptos. A ida as ruas foi para mostrar que os brasileiros estamos indignados e de olho nos seus direitos, de destes protestos já surgiram ações importantes dos Governo Federal como o programa mais médico e a distribuição do dinheiro do pré sal para uso na educação.

    Mariele Beuter

    ResponderExcluir
  16. Eu não concordo com o dinheiro ser gastado em estádio de futebol em vez de ser investido em edução, segurança e saúde. Graças a isso foram gerados grandes confusões como os protestos.

    Cristine Strieder

    ResponderExcluir
  17. Achei bem interessante a torcida brasileira nos jogos da copa, cantando e agitando, mostrando aos outros que nós somos brasileiros unidos. Acho que podemos ganhar a copa, basta ter fé e estramos juntos apoiando os nossos jogadores da nossa seleção. VAI QUE DÁ BRASIL!!
    Eliza Costa

    ResponderExcluir
  18. Mais do que um campeonato internacional, a Copa do Mundo de 2014 irá mudar a cara do Brasil nos próximos anos. E não apenas das 12 cidades-sede. O mundial deve injetar R$ 142 bilhões na economia brasileira de 2010 a 2014, segundo o estudo Brasil Sustentável - impactos sócio-econômicos da Copa do Mundo de 2014, realizado pela consultoria Ernst & Young em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. A avalanche de recursos irá criar 3,63 milhões de empregos, além de adicionar R$ 63,48 bilhões à renda da população.

    Somente em investimentos para garantir a infraestrutura e a organização do campeonato serão gastos R$ 22,46 bilhões. O setor de mídia será o que demandará mais recursos, R$ 6,5 bilhões. Na seqüência, aparecem os gastos com a construção de estádios (R$ 4,6 bilhões), parque hoteleiro (R$ 3,16 bilhões), segurança (R$ 1,7 bilhão) e Tecnologia da Informação (R$ 309 milhões).
    Além dos investimentos diretos na Copa, outros R$ 112,8 bilhões serão injetados na economia através do crescimento de setores como construção civil, turismo e comércio.Os turistas estrangeiros trarão para o país nos próximos anos uma quantidade significativa de recursos. No período 2010-2014, o número de turistas internacionais deve crescer em 2,98 milhões, alcançando 7,4 milhões no ano da Copa, em 2014. Nestes quatro anos, deverão ser geradas receitas adicionais de R$ 5,94 bilhões. Para o ano do campeonato, serão nada menos do que US$ 8,73 bilhões trazidos ao países com gastos de turistas.

    ResponderExcluir
  19. Não sou totalmente contra a copa ,sou contra esse dinheiro que foi gasto para realiza-lá ,na minha opinião em vez de quererem mostrar para os outros países que aqui é um ótimo país ,deveriam investir e se preocupar com que realmente importa como por exemplo: com a saúde e a educação que são duas coisas que estão precárias aqui em nosso país.

    ResponderExcluir
  20. Eu vou escolher outro tema, a grande participação dos goleiros nos jogos. Eles estão quase participando muito mais do que os outros jogadores como atacantes,meio-campos e zagueiros.
    além disso, nessa copa a marca de gols ultrapassou o total de gols que teve na copa anterior. Eu percebi que muitos dos torcedores estão gritando mais os nomes dos goleiros do que dos outros jogadores, pois estão participando muito da copa. Por exemplo, o Ochoa, o goleiro do México, e o Júlio César, o goleiro do Brasil, são dois ótimos goleiros que participaram nos jogos destas seleções.

    Gabriel Da Silva Jochims 1º 25

    ResponderExcluir
  21. Na minha opinião, a população brasileira não deveria torcer contra a nossa Seleção (como várias pessoas estão fazendo) pois os problemas sociais do nosso país não ocorreram devido ao futebol. Acho que todos devem torcer para o Brasil ganhar essa Copa sim, que devem se emocionar ao cantar o hino sim, e também chorar a cada vitória (como a maioria dos torcedores fazem) sim. Pois mesmo torcendo à favor, você vai continuar tendo consciência que a realidade do país deve ser mudada em vários quesitos. E se você acredita que torcendo contra a Seleção vai conseguir resolver todos os problemas do Brasil, lamento informar, isso não vai resolver nada.
    - Lerena Da Silva Garcês 1º 25

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. No meu ponto de vista o Brasil é um país que tem necessidades complexas em várias áreas, por exemplo, saúde, educação, e qualidade de vida, ambos são essências para o funcionamento do país e não tem sido priorizadas ultimamente pelos governantes.
    A copa do mundo é um planejamento que necessita de um grande investimento pois é uma oportunidade para incrementar a infraestrutura, antecipando obras e intervenções que eram necessárias mesmo sem a realização do evento. É o caso do investimento em mobilidade urbana e das obras nos aeroportos e portos, a copa tem um total de 12 cidades-sede que são capazes de mostrar a riqueza e cultura do país.

    - Adrieli Moraes Souza 1º 25

    ResponderExcluir
  24. A copa de 2014 não esta tendo violência e brigas, entre torcedores, até agora não teve muitas coisas ruins nessa copa, mas também não está perfeita, algumas pessoas foram pressas por vender ingressos falsos ou por enganar as pessoas dos outros países, mas também teve muitos estrangeiros presos por dar golpe aqui no Brasil
    Em relação aos investimentos para a copa, na minha opinião foi muito dinheiro investido, isso não era necessário, desse dinheiro poderiam ter investidos mais em hospitais ou escolas publicas.
    Mas eu estou gostando que a copa esta sendo no Brasil, até porque os outros países estão aprendendo um pouco mais sobre o Brasil e a cultura do nosso país, e nós também estamos aprendendo mais sobre a deles

    ResponderExcluir
  25. Eu acho q foi muito dinheiro investido na copa, pois precisa de um grande planejamento e esse dinheiro poderia ser gasto na saúde, educação, qualidade de vida, etc. Mas também gerou muios empregos para os nossos cidadães e muitos turistas gastaram seus dinheiros em nosso país e isso é muito bom para os comerciantes. Apesar de tudo eu gostei que o Brasil sediou a copa do mundo e esta fazendo bonito.
    - Gabrielly Ribeiro 1° 25

    ResponderExcluir
  26. A indignação dos brasileiros sobre os investimentos feitos na copa do mundo é simples de entender. Um país - com falta de segurança, hospitais precários e superlotados, escolas em estado de calamidade e corrupção em alta - que usa seu dinheiro para ampliar estádios e receber gringos não pode estranhar a revolta de seu povo. O problema não é o evento e sim o contexto em que ele se encontra.
    No entanto, os brasileiros são conhecidos pela sua alegria apesar dos seus sofrimentos. É por isso, que a torcida não deixa de apoiar seu time e se entusiasmar com o clima do evento. Já que a copa está aí e os problemas também, espero que o time brasileiro ao menos traga a alegria do hexa para nosso povo.
    *Vivian Maldaner

    ResponderExcluir
  27. Milhões foram gastos com a Copa, sendo que o Brasil tem muitas necessidades, sendo na infraestrutura como na saúde. No início da Copa os torcedores agiram de forma sem respeito, mas eu gostei, mandando a Dilma tomar no cu. Eles estavam certos. Porém olhando por outro ponto de vista, sem ela não tinha copa no Brasil.

    ResponderExcluir